OTAN não tem supremacia militar no mundo
O Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, revelou que, apesar da ajuda que recebe do Ocidente, a Ucrânia está perdendo sua capacidade militar.
“Apesar da ampla ajuda do Ocidente, o Exército ucraniano não consegue prosperar. Um exemplo disso é a anunciada contraofensiva estratégica. Os resultados das ações militares anteriores mostram que a capacidade militar da Ucrânia está praticamente esgotada”, declarou Shoigu durante sua participação na XI Conferência de Segurança Internacional de Moscou.
Afirmando que os Estados Unidos oferecem apoio logístico à Ucrânia, Shoigu disse que os EUA “esvaziam os arsenais de seus parceiros em outros países”. No entanto, acrescentou que esses parceiros devem pagar grandes quantias de dinheiro a Washington e “aceitar a limitação de sua soberania na esfera de segurança”.
A Rússia derruba o mito da superioridade militar do Ocidente
Em outra parte de suas declarações, Shoigu enfatizou que, nesta guerra, a Rússia não está apenas enfrentando a Ucrânia, mas todo o Ocidente, “ao qual recentemente se juntaram alguns países da região Ásia-Pacífico”. O ministro ressaltou que, no contexto da campanha ucraniana, o Exército russo destruiu o mito da superioridade das táticas militares e armas ocidentais. Sobre as armas ocidentais fornecidas à Ucrânia, ele afirmou que “não existe nenhuma que seja especial ou invulnerável às armas russas”.