Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou que a comunidade internacional deve se preparar para responder à ameaça
Uma nova pandemia surgirá inevitavelmente no futuro e a comunidade internacional deve se preparar para responder à ameaça, disse o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta quinta-feira (26).
“A próxima pandemia não é uma questão de se acontecerá, mas de quando acontecerá. E não podemos nos dar ao luxo de repetir os erros do passado. É por isso que os Estados-Membros da OMS estão negociando um novo #PandemicAccord e emendas ao Regulamento Sanitário Internacional, para fortalecer o arcabouço jurídico da resposta global às pandemias”, disse Tedros em um vídeo publicado em seu X, anteriormente conhecido como Twitter.
O chefe da OMS também pediu aos membros da União Interparlamentar que apoiassem essas negociações para uma conclusão oportuna, até a Assembleia Mundial da Saúde de 2024.
“Pelo bem das futuras gerações, não devemos voltar ao antigo ciclo de pânico e negligência que deixou nosso mundo vulnerável”, afirmou Tedros.
Todos os anos, delegações de todos os estados membros da OMS se reúnem na assembleia em Genebra. A 77ª Assembleia Mundial da Saúde está agendada para ocorrer de 27 de maio a 1 de junho de 2024.