China acusa EUA de manipular relatório nuclear

Leia mais

Segundo Pequim, há uma manipulação do Pentágono sobre a capacidade de crescimento de seu arsenal nuclear

O Governo da China qualificou, nesta quinta-feira, como manipulação o relatório do Departamento de Defesa dos Estados sobre uma suposta expansão do arsenal de armas nucleares do gigante asiático, divulgado nos últimos dias.
De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, o relatório divulgado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, como relatórios semelhantes anteriores, ignora os fatos e está totalmente equivocado.

Wang também acusou Washington de manipular e divulgar a tese de que a China é uma ameaça nuclear. Além disso, apontou justamente os Estados Unidos como a maior ameaça nuclear global.
A declaração da China veio após um relatório do Pentágono publicado na quarta-feira, no qual afirma que a China está desenvolvendo seu arsenal nuclear mais rápido do que o previsto e que já pode lançar mísseis armados com ogivas nucleares de terra, mar e ar.

De acordo com o relatório, a China poderia ter 700 ogivas nucleares em 2027 e chegar a 1.000 em 2030, um arsenal duas vezes e meia maior do que o Pentágono previu há apenas um ano.

Mesmo com mil ogivas nucleares, o arsenal da China estaria longe de se igualar ao dos Estados Unidos e da Rússia, que juntos possuem mais de 90% das armas nucleares do mundo: 5.550 os Estados Unidos e 6.255 Moscou, segundo dados do Instituto Internacional. de Stockholm for Peace Research (Sipri).
No entanto, um relatório do Departamento de Estado de outubro de 2021 indicou que os Estados Unidos possuem apenas 3.750 ogivas nucleares.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais