Ícone do site VOZ DO PARÁ

China encontra vestígios de água na superfície da Lua

Cientistas chineses encontram vestígios de água na Lua, alguns dos quais têm origem lunar nativa, informou a mídia estatal CGTN nesta sexta-feira.

Segundo a mídia local, os cientistas conseguiram identificar pelo menos duas fontes: a água trazida pelos ventos solares e outra nativa da Lua.

Com base em informações coletadas de amostras lunares e imagens coletadas pela missão Chang’e 5, os especialistas publicaram seus resultados de pesquisa na revista científica  Nature Communications na terça-feira.

A região onde a missão Chang’e 5 pousou continha minerais de apatita que apresentavam traços de hidroxila, que, composta por um átomo de hidrogênio e um átomo de oxigênio, é o principal ingrediente da água.

A análise laboratorial das amostras, colhidas pela sonda em 2021, descobriu pelo menos um mineral hidratado, a hidroxiapatita, demonstrando a existência de “água” proveniente do processo de cristalização magmática.

Um dos propósitos do Chang’e 5 foi justamente investigar a existência de água lunar, chave para entender a formação e evolução do nosso satélite. A presença de água na Lua pode viabilizar possíveis assentamentos humanos no futuro, aponta a revista.

Sair da versão mobile