As Forças Armadas chinesas divulgaram a realização de exercícios militares perto da ilha de Taiwan, em uma clara advertência aos Estados Unidos.
“O exército chinês organizou exercícios militares nos espaços marítimos e aéreos ao redor de Taiwan […] Foi um forte alerta, dada a atividade recente entre os Estados Unidos e Taiwan”, disseram as Forças Armadas chinesas na quarta-feira em comunicado.
A nota destaca que Taiwan é uma parte inalienável da China e as forças de Pequim têm a capacidade de lidar com interferências externas e quaisquer tentativas dos separatistas de organizar a independência de Taiwan.
Por sua vez, o Coronel Shi Yi, porta-voz do Comando Oriental do Exército de Libertação Popular (PLA) da China, informou que as forças desta entidade militar patrulhavam as águas próximas a Taiwan e realizaram um exercício militar que envolveu várias tropas de serviço.
O porta-voz denunciou a intensificação dos esforços de Washington para encorajar os separatistas em Taiwan.
“São tentativas fúteis, que só podem causar uma situação perigosa, e os Estados Unidos também enfrentarão sérias consequências”, acrescentou.
O gigante asiático, cuja principal prioridade continua sendo a reunificação da ilha, denunciou repetidamente as provocações de Washington e sua posição em relação às autoridades separatistas de Taipei.
De fato, o governo de Pequim, que considera Taiwan parte de seu território, alertou que tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança e a integridade do país.