China expressa seu apoio à Rússia diante das provocações da OTAN

Leia mais

A China manifestou apoio às demandas russas por garantias de segurança que impeçam o avanço  da OTAN nas fronteiras da Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo chinês, Xi Jinping, discutiram as relações bilaterais, por meio de uma videochamada, as provocações militares dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), informou nesta quarta-feira o assessor do Kremlin , Yuri Ushakov.

“O presidente (chinês) frisou que apoia as exigências da Rússia que exige garantias de recuo da OTAN. A China entende quais são as preocupações da Rússia em suas fronteiras ocidentais”, enfatizou Ushakov.

Além disso, Putin explicou a Xi que os movimentos da OTAN e dos EUA nas fronteiras ocidentais representam uma ameaça aos interesses nacionais da Rússia.

Da mesma forma, o presidente russo sublinhou a necessidade de manter conversações com a Aliança Atlântica e os EUA para obter garantias de segurança juridicamente vinculativas.

Por sua vez, o chefe de Estado chinês afirmou que compreende as preocupações da Rússia e defendeu o aumento dos esforços conjuntos para salvaguardar de forma mais eficaz os interesses de segurança de ambas as partes.

Segundo o presidente chinês, “certas forças internacionais sob o pretexto de ‘democracia’ e ‘direitos humanos’ estão interferindo nos assuntos internos da China e da Rússia” e, dessa forma, violando brutalmente o direito internacional e as normas reconhecidas das relações internacionais .

A reunião virtual entre Putin e Xi ocorreu em um momento de escalada das tensões e da competição comercial entre a China e os Estados Unidos e um contexto de deterioração das relações russo-americanas.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais