Tianzhou-6 é a maior espaçonave de carga ativa do mundo em termos de capacidade de relação carga/peso
A Agência Espacial Tripulada da China (CMSA), informou que a espaçonave de carga Tianzhou-6 completou sua missão com sucesso na manhã de quinta-feira depois de entrar em órbita e atracar na porta traseira do módulo central Tianhe da Estação Espacial da China.
Os taikonautas Shenzhou-15 a bordo da estação espacial entrarão na nave de carga e transferirão as cargas conforme programado.
A China lançou com sucesso a espaçonave de carga Tianzhou-6 na órbita designada na quarta-feira, obtendo um avanço importante na primeira missão de lançamento à Estação Espacial da China desde que o posto avançado espacial com tripulantes chineses entrou em uma fase normal de operação e desenvolvimento no final de 2022.
Na noite de quarta-feira, no Wenchang Space Launch Site, dezenas de representantes estudantis de todo o país testemunharam o emocionante momento do lançamento do Tianzhou-6.
Na plataforma de observação, muitos alunos presentes aplaudiram ruidosamente e ficaram visivelmente entusiasmados com a visão espetacular do foguete decolando. Foi um momento emocionante para os alunos que orgulhosamente agitaram a bandeira nacional chinesa e vislumbraram o futuro nas margens do Mar da China Meridional.
Ao mesmo tempo, a espaçonave Tianzhou-6 transportou suprimentos para astronautas, cargas científicas e propelente para a estação espacial.
Como espaçonave de abastecimento de logística terrestre para a estação espacial, as espaçonaves de carga Tianzhou adotam um esquema baseado em espectro com três tipos de designs de espaçonaves de carga totalmente seladas, semi-seladas e totalmente abertas para atender a diferentes necessidades de transporte de carga.
Começando com o Tianzhou-6, a equipe técnica atualizou sistematicamente a espaçonave de carga para atender às necessidades das missões subsequentes, como melhorar significativamente o compartimento de carga e aumentar consideravelmente a capacidade de transporte de carga do compartimento selado.
O desenvolvedor do lançador, a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), sob a gigante estatal China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), disse á imprensa que o sistema de espaçonave de carga expande a espaçonave de carga totalmente selada em dois tipos: Um tipo padrão com oito caixas de armazenamento e um tipo aprimorado com quatro caixas de armazenamento, que podem ser selecionados de acordo com os requisitos de reabastecimento na estação espacial.
A espaçonave de carga totalmente selada aprimorada aumenta a capacidade de carga da cabine selada, fornecendo aos astronautas suprimentos que podem sustentá-los por longos períodos de tempo. Isso reduz a freqüência de lançamento da espaçonave de carga de quatro lançamentos em dois anos para três lançamentos em dois anos, melhorando efetivamente a eficiência geral da estação espacial.
Dong Shengran, designer-chefe do sistema de espaçonaves de carga do CAST, disse que a capacidade de carga de Tianzhou-6 aumentou significativamente, com uma massa atual de sete toneladas.
“Como uma espaçonave de carga totalmente selada aprimorada, a Tianzhou-6 também é a maior espaçonave de carga ativa do mundo em termos de capacidade de transporte de carga e relação carga-peso”, disse Dong.
Além disso, o Tianzhou-6 tem capacidade de armazenamento e transporte de até 98 peças de carga útil e materiais experimentais pesando cerca de 714 quilos, o Global Times aprendeu com a Academia Chinesa de Ciências.