China pousa avião espacial após mais de 270 dias em missão misteriosa

Leia mais

Nesta segunda-feira (8), um avião espacial da China retornou à Terra após passar 276 dias orbitando o planeta. Pouco se sabe a respeito da espaçonave e, ainda menos, sobre a missão.

De acordo com a agência de notícias estatal Xinhua, o misterioso veículo autônomo reutilizável chamado Shenlong pousou no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste do país, mesmo local de onde foi lançado em 4 de agosto de 2022, a bordo de um foguete Long March 2F.

“O sucesso do experimento marca um avanço importante na pesquisa da China sobre tecnologias de espaçonaves reutilizáveis, que fornecerão métodos de ida e volta mais convenientes e acessíveis para o uso pacífico do espaço no futuro”, diz a breve publicação.

Este foi o segundo voo do veículo, sendo que o primeiro, ocorrido em setembro de 2020, teve apenas dois dias de duração – uma missão também sem detalhes divulgados.

Em 31 de outubro do ano passado, quase dois meses depois de decolar, o avião espacial chinês ejetou um objeto em órbita. Alguns especialistas especularam que seria um módulo de serviço, possivelmente indicando que a espaçonave estava se preparando para retornar à Terra.

Outros disseram que poderia ser um pequeno satélite projetado para monitoramento do veículo, o que talvez seja o palpite correto, tendo em vista quanto ele ainda permaneceu no ar.

Com base no tamanho e peso das cargas que os foguetes Long March geralmente carregam, o misterioso avião espacial da China é provavelmente parecido com o avião espacial X-37B da Força Espacial dos EUA (USSF).

Igualmente envolto em mistério, o veículo robótico norte-americano tem 8,8 metros de comprimento e fez seis voos orbitais até o momento, com a missão mais longa tendo durado 908 dias.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais