Um relatório revela como a publicação de uma imagem secreta tirada por um satélite espião e publicada por de Donald Trump no Twitter deu um prejuízo de “bilhões” de dólares aos Estados Unidos
A polêmica decisão tomada em 30 de agosto de 2019 pelo então presidente dos EUA sobre a publicação de uma imagem secreta feita por um satélite espião dos EUA de um suposto lançamento fracassado de um satélite iraniano.
Embora com aquele tweet polêmico Trump pretendesse “zombar” dos iranianos, segundo o relatório, pelo fracasso no lançamento do satélite, a medida, na verdade, teve um efeito bumerangue, prejudicando, confirmam a ex-funcionários norte-americanos, a capacidade de espionagem chave dos Estados Unidos.
Um ex-funcionário sênior do National Reconnaissance Office (NRO), a agência responsável pelos satélites espiões da América, que falou sob condição de anonimato ao Yahoo News, chamou o Yahoo News de ” incrivelmente estúpido, ridículo e prejudicial “. A publicação da imagem por Trump, porque revelou que foi levado por um dos satélites da série KH-11, um dos dispositivos espiões mais sensíveis usados pela comunidade de inteligência dos Estados Unidos.
A fonte afirmou que o tweet custou “bilhões” de dólares de prejuízos aos EUA “O presente que [os iranianos] receberam foi, ‘Oh, os americanos têm essa capacidade com esta série de satélites, agora sabemos’”, disse o ex-oficial sênior do NRO.
As autoridades iranianas asseguraram então que a explosão ocorreu devido a uma falha técnica e aconteceu antes do lançamento do satélite, portanto não causou nenhum dano ao aparelho espacial.