Companhias aéreas dos EUA estão super preocupadas com o 5G

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Atrasos e interrupções da interferência 5G da banda C podem custar bilhões às companhias aéreas

As companhias aéreas e oficiais da aviação estão alertando que a retomada do lançamento do novo serviço sem fio 5G da AT&T e da Verizon em janeiro pode levar a atrasos de voos generalizados nos EUA, especialmente em tempestades de neve e outras condições de baixa visibilidade.

Conforme relatado pela Bloomberg, os oficiais dizem que a banda C 5G ameaça interferir em altímetros e outros equipamentos em aviões e helicópteros que rastreiam a altitude das aeronaves. Se isso acontecer, poderá proibir os aviões de pousar com pouca visibilidade, levando a atrasos, desvios e até mesmo o cancelamento de voos.

Embora a indústria sem fio acredite que essas alegações sejam infundadas, a indústria da aviação está muito preocupada sobre como a interferência da banda C 5G poderia ameaçar seus negócios, que já estão lutando contra os efeitos da pandemia de Covid-19. Ao mesmo tempo, as companhias aéreas também estão lidando com a falta de pessoal e passageiros indisciplinados.

Durante uma recente audiência no Senado, o CEO da Southwest Airlines, Gary Kelly, disse que a implantação do 5G é a preocupação número um da empresa no curto prazo. De acordo com o grupo comercial Airlines for America, as interrupções nos voos do lançamento da AT&T e do novo serviço sem fio 5G da Verizon podem custar às companhias aéreas até 2,1 bilhões de dólares.

Companhias aéreas vs a indústria sem fio

A banda C 5G usa sinais que operam em ondas aéreas próximas àquelas usadas por altímetros de rádio que os aviões usam para determinar a altitude, refletindo as ondas de rádio no solo.

Embora a indústria da aviação diga que os testes mostram que o 5G pode interferir no altímetro de uma aeronave, a indústria sem fio continua a contestar essa afirmação, argumentando que os sinais 5G estão longe o suficiente das frequências usadas pelos altímetros e são configurados para operar em níveis seguros.

Com base em algumas suposições do pior caso, a Airlines for America disse ao Senado dos EUA que o novo serviço 5G da AT&T e da Verizon tem o potencial de interromper até 350 mil voos por ano. No entanto, a FCC, que deu a autorização para as operadoras de celular usarem essas novas ondas, ainda não impôs quaisquer restrições adicionais. A agência governamental está trabalhando com a FAA para resolver essa disputa em andamento entre as indústrias de aviação e sem fio.

Com o feriado chegando e a AT&T e a Verizon planejando retomar o lançamento da banda C 5G em 5 de janeiro, o tempo está se esgotando para que o assunto seja resolvido de uma vez por todas. Se a FCC e a FAA não conseguirem chegar a um acordo, poderemos ver os voos atrasados ​​ou cancelados no próximo ano durante tempestades de neve e outras ocasiões em que haja pouca visibilidade.

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