As relações entre o Irã e o Brasil sempre foram amigáveis e o país persa tem o maior volume de comércio com o Brasil entre os países latino-americanos
Um Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Irã foi organizado no Congresso Nacional com o objetivo de estreitar os laços bilaterais entre os dois países.
O Grupo Parlamentar é composto combinação de representantes e sua diretoria com diferentes tendências políticas e de diferentes regiões para a nova legislatura do parlamento brasileiro.
Na reunião realizada por ocasião do anúncio oficial do restabelecimento do referido grupo com a presença da diretoria, o embaixador do Irã no Brasil, Hosein Qaribi, valorizou a atuação do presidente e de ex-membros do Parlamento Grupo de Amizade.
Ele também expressou sua esperança de que no 120º aniversário das relações Teerã-Brasília, Parlamentos e grupos de amizade de ambos os lados possam ajudar a melhorar as relações mais do que nunca.
Por sua vez, o deputado Joaquim Passarinho — novo chefe do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Irã —, ao sublinhar os interesses comuns das duas nações, destacou mais do que nunca a disposição do grupo e do parlamento em ajudar a ampliar e aprofundar as relações.
As relações entre o Irã e o Brasil sempre foram amigáveis e o país persa tem o maior volume de comércio com o Brasil entre os países latino-americanos. Com a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília, o Irã foi o primeiro país a mudar sua embaixada para a nova capital brasileira em 1960.
O Grupo Parlamentar Brasil-Irã como serviço de cooperação interparlamentar foi criado com o objetivo de estimular e desenvolver as relações bilaterais entre seus Poderes Legislativos, bem como contribuir para a análise, compreensão, derivação e solução de problemas.