A pesquisa feita pelo Instituto Norueguês de Saúde Pública em parceria com o Hospital Universitário de Oslo
Já faz mais de dois anos desde o começo da pandemia da Covid-19 e mesmo com uma redução significativa dos casos e uma extensa vacinação contra a doença, as novas variantes e manifestações do vírus em diferentes organismos apresentam novos sintomas, incluindo em imunizados.
Por conta disso, uma pesquisa feita pelo Instituto Norueguês de Saúde Pública e do Hospital Universitário de Oslo avaliou sintomas da Covid-19 em um grupo de 107 pessoas que se infectaram com a variante Ômicron, que haviam sido vacinadas com duas doses, mas não com a dose de reforço.
Após a análise, foram identificados oito sintomas no grupo, com tosse, coriza, fadiga, dor de garganta e cabeça aparecendo no maior número de infectados. Os sintomas, não divergem muito daqueles encontrados em pessoas não vacinadas, no entanto, há uma redução na gravidade do quadro e número de contaminados.
Confira os oito principais sintomas da Covid-19 em vacinados
-
Tosse: 83% dos casos;
-
Coriza e congestão nasal: 78% dos casos;
-
Fadiga e letargia: 74% dos casos;
-
Dor de garganta: 72% dos casos;
-
Dor de cabeça: 68% dos casos;
-
Dor muscular: 58% dos casos;
-
Febre: 54% dos casos;
-
Espirros: 43% dos casos.
Recentemente, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) fez uma atualização adicionando mais sintomas na lista dos primeiros sinais do vírus em adultos. Antes, apenas três sintomas figuravam entre os principais: tosse, febre e perda do olfato. Agora, para facilitar a identificação da doença depois que o governo encerrou a testagem em massa, que dava direito a testes semanais gratuitos para toda a população, foram adicionados novos sintomas da Covid-19 na lista.
Via: Olhar Digital