Para Pyongyang, o exercício é um “preparativo para uma agressão” contra o país
A Coreia do Norte disparou dois “mísseis estratégicos de cruzeiro” de um submarino no domingo, segundo a agência de notícias norte-coreana KCNA.
Os mísseis teriam sido lançados da cidade de Namp’o, na costa leste da Coreia do Norte, em direção ao Mar do Japão (Mar do Leste). “O exercício de lançamento alcançou seu objetivo com sucesso”, afirmaram as autoridades norte-coreanas.
Segundo as notícias, citadas pela agência noticiosa sul-coreana Yonhap, a Coreia do Norte realizou o teste de míssil em resposta ao exercício conjunto dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, denominado Freedom Shield, que decorrerá entre os dias 13 e 23 de março.
Pyongyang anunciou o exercício como “preparativos para uma guerra de agressão” contra a Coreia do Norte.
Enquanto isso, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, liderou uma reunião com altos oficiais militares, momento em que foram decididas medidas para responder “poderosamente” às ”provocações de guerra” dos EUA e da Coréia do Sul, informou a KCNA.
A mídia norte-coreana informou na sexta-feira que Kim ordenou que as forças militares do país aumentassem os exercícios de “guerra real” . De facto, depois de supervisionar o disparo de pelo menos seis mísseis de curto alcance, o líder norte-coreano pediu aos militares que se preparem para “duas missões estratégicas, que são, primeiro, dissuadir a guerra e, segundo, tomar a iniciativa na guerra” .
A Coreia do Norte lançou um míssil balístico de curto alcance no Mar Amarelo na quinta-feira, em resposta aos já mencionados exercícios militares conjuntos entre Washington e Seul, que começarão na segunda-feira.