A economia do país deve crescer 6,4% no próximo ano, segundo a S&P
A economia indiana terá um desempenho melhor do que o esperado no próximo ano, com a S&P Global Ratings revisando para alta a sua previsão de crescimento na segunda-feira.
A agência de classificação projeta agora que o produto interno bruto (PIB) da Índia cresça 6,4% no exercício financeiro de 2024, em comparação com a previsão anterior de 6%, “uma vez que o impulso interno robusto parece ter compensado os ventos contrários da elevada inflação alimentar e das exportações fracas”.
A projeção do S&P para o próximo ano aproxima-se do valor definido pelo banco central da Índia, que prevê que a economia cresça 6,5% em 2024.
Embora a inflação no país permaneça acima da meta de 4% do Banco Central da Índia (RBI), a agência acredita que não afetará as perspectivas de crescimento.
“Na Índia, houve um aumento transitório na inflação alimentar no trimestre julho-setembro, mas parece ter tido pouco efeito na dinâmica da inflação subjacente”, afirmou a S&P numa nota, acrescentando que espera que as taxas de juro caiam 100%. pontos base até março de 2024.
Ao mesmo tempo, a agência de classificação sediada nos EUA reduziu a previsão de crescimento do país para o ano financeiro de 2025 para 6,4%, face à sua previsão anterior de 6,9%. De acordo com a S&P, a economia indiana recuperará apenas em 2026-2027 “num contexto de crescimento global moderado, uma base mais elevada e o impacto desfasado dos aumentos das taxas” pelo RBI.
A revisão em alta da agência de classificação global segue-se a uma atualização semelhante feita pelo Fundo Monetário Internacional, que elevou a previsão de crescimento da Índia para o próximo ano para 6,3% em outubro, de 6,1% projetados anteriormente e a coloca no mesmo nível da projeção do Banco Mundial de 6,3%.