A Cúpula das Américas é um evento que reúne os chefes de estado e de governo dos países do continente americano que ocorre a cada três ou quatro anos
Cuba acusou os EUA de excluir a ilha dos preparativos da IX Cúpula das Américas, a ser realizada em junho em Los Angeles.
“Temos conhecimento de várias fontes que o governo dos Estados Unidos vem fazendo intensos esforços e pressionando os países da região para tentar excluir Cuba da IX Cúpula das Américas “, denunciou nesta segunda-feira o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, sobre o encontro que acontecerá em Los Angeles (EUA) de 8 a 10 de junho.
Em declarações à imprensa nacional e estrangeira, o diplomata anunciou que a ilha está excluída de todos os preparativos do Plano de Saúde e Resiliência para as Américas até 2030, medida que, segundo o diplomata cubano, é considerada “um tanto vergonhosa”, já que Cuba contribui para a promoção da saúde de sua população e da região.
Além disso, lamentou que Washington recorra a todo tipo de “recursos e mentiras” para excluir Cuba desta conferência, destacando que os EUA bloqueiam o país latino-americano e sufocam sua nação com medidas coercitivas extremas, para alcançar seus objetivos de dominação política.
Ele acusou os EUA de exercerem uma pressão “extrema” sobre “vários governos da região” que se opõem a tal exclusão.
A exclusão de Cuba é uma decisão politicamente motivada
Lembrando que a Casa Branca ignora a exigência universal de acabar com o bloqueio na ilha, o chanceler cubano chamou de “um sério retrocesso histórico em relação às cúpulas anteriores [Panamá (2015) e Peru (2018)]” as pressões de Washington para excluir Cuba do evento.
Da mesma forma, ele ressaltou que os EUA, como país anfitrião da cúpula, não têm o direito de impor exclusões arbitrárias, de fato, reiterou que tal medida dos EUA se deve a uma “decisão politicamente motivada” de ocultar a política interna e Eleitoral dos EUA.
Cúpula das Américas, a única conferência para todo o hemisfério
A Cúpula das Américas é um evento que reúne os chefes de estado e de governo dos países do continente americano que ocorre a cada três ou quatro anos. Os EUA sediarão a XI Cúpula das Américas em Los Angeles, Califórnia, um evento que se concentrará na “Construção de um futuro sustentável, resiliente e equitativo” para o hemisfério.
Enquanto Rodríguez instou o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, a informar se Cuba será convidada ou excluída da Cúpula, uma fonte do Departamento de Estado dos Estados Unidos disse à CNN que ainda não foi feito nenhum convite para a Cúpula das Américas.