Cuba argumenta que a ilha pode ajudar a impulsionar a exportação dos tratores iranianos na América Latina
O embaixador cubano em Teerã, Alberto González Casals, visitou no domingo a empresa Iran Tractor Manufacturing Industrial Group em Tabriz e solicitou especificamente o lançamento de uma linha de produção de tratores iranianos em seu país.
“Cuba poderá tornar-se a base para a exportação de tratores iranianos para a América Latina”, acrescentou o diplomata cubano, destacando que a participação dos produtos da empresa iraniana nos mercados internacionais é uma “razão documentada” da qualidade e do lugar que ocupam.
O chefe da missão cubana no Irã destacou a autossuficiência do grande complexo industrial iraniano e enfatizou que, devido às sanções impostas ao país persa, todas as fases de produção são realizadas dentro do Irã, este país asiático ocidental poderia ser considerado um modelo para outros estados na redução de sua dependência.
Ele também destacou a determinação de Havana em desenvolver os vários laços com Teerã e especificou que “as relações políticas entre Irã e Cuba estão em um nível muito alto e esta viagem [a Tabriz] também tem como objetivo ampliar as relações comerciais e equilibrar o nível de intercâmbio entre os dois países nos setores econômico e comercial”.