Cúpula das Américas, fracasso total para os Estados Unidos, saiba porquê

Leia mais

Os Estados Unidos serão humilhados na IX Cúpula das Américas, pois apesar das tentativas de isolar Cuba, Nicarágua e Venezuela, os líderes da região apoiam firmemente os países excluídos.

O governo dos Estados Unidos anunciou em 02 de maio que não convidará Cuba, Nicarágua ou Venezuela para a IX Cúpula das Américas, que será realizada em junho em Los Angeles, Califórnia, decisão que foi repreendida e criticada por numerosos líderes de países de América do Sul e Caribe.

De acordo com uma nota editorial publicada esta sexta-feira pelo South China Morning Post (SCMP),  neste momento, os principais países estão ameaçando boicotar a reunião, por isso há dúvidas de que se a cúpula será realizada, e se for realizada, como muitos líderes participarão da reunião hemisférica? 

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, ameaçou se ausentar da cúpula se algum país não for convidado. O presidente da Bolívia, Luis Arce, e a presidente de Honduras, Xiomara Castro, disseram a mesma coisa. Da mesma forma, a Comunidade do Caribe (Caricom), que inclui 15 países da região como membros, declarou que não participará do evento, em caso de exclusão. A Guatemala também não participará.

Estabelecida durante o governo de Bill Clinton, a cúpula não é percebida como uma promoção da democracia na região, mas sim como um fórum para o intervencionismo dos Estados Unidos, diz o escritor do SCMP, Alex Lo. 

De fato, segundo a nota, Cuba, Nicarágua e Venezuela desempenham um papel fundamental nas questões e problemas que a região enfrenta hoje, de modo que não há base para rejeitá-los.

Participamos todos ou nenhum

De acordo com o artigo, os países do Caribe e da América do Sul podem ter suas diferenças e conflitos, mas uma coisa que eles têm em comum é que todos eles foram repetidamente invadidos ou interferidos por militares e serviços de inteligência dos EUA nos últimos dois séculos.

No artigo, o analista considerou que o uso da carta de direitos humanos e “democracias contra o autoritarismo” pelos Estados Unidos é “hipocritamente absurdo”, quando derrubou governos democraticamente eleitos e apoiou ditadores de direita na região durante a Guerra Fria entre outros conflitos.

Estados Unidos estão em posição desconfortável

Por causa da polêmica, a análise estima que os EUA agora enfrentam três opções para a cúpula, todas constrangedoras: podem convidar os três países que inicialmente não eram bem-vindos, podem continuar seu jogo autoritário e arriscar um boicote, e por último, você pode cancelar a cúpula.

O tempo em que o que os Estados Unidos mandavam na América Latina já passou. Aparentemente, alguns americanos ainda não perceberam isso, conclui o analista.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais