O ex-presidente tem quase 20 pontos percentuais de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), segundo colocado. Nos votos válidos, Lula conseguiu 53%, contra 32% de Bolsonaro
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 18 pontos percentuais de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), o segundo colocado. De acordo com os números, o petista chega a 47% dos votos, contra 29% do seu adversário. Nos votos válidos, o petista conseguiu 53%, contra 32% do oponente.
Datafolha: Lula vence no primeiro turno com 47% contra 42% dos demais adversários pic.twitter.com/gYZlkTZ5Ig
— VOZ DO PARÁ (@VOZDOPAR1) July 28, 2022
O Datafolha apontou que, nos votos totais, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ficou em terceiro lugar, com 8%. Simone Tebet (MDB) tem 2%. André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1% cada. Brancos e nulos somaram 6% e 3% não souberam responder.
Na pesquisa anterior, divulgada no dia 23 de junho, Lula atingiu 47%, contra 41% dos rivais.
2º turno
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28) apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 55% dos votos no segundo turno, contra 35% de Jair Bolsonaro (PL). Contra Ciro Gomes (PDT), o petista vence por 52% a 33%. O pedetista vence por 51% a 38% quando enfrenta Bolsonaro no segundo turno.
De acordo com os números, 7% disseram que não votarão nos dois candidatos, e 2% ficaram indecisos.
Nos votos totais, o ex-presidente venceria no primeiro turno, pois conseguiu um resultado maior que a soma dos percentuais dos seus adversários.
O levantamento mostrou que Lula aumentou a vantagem entre os eleitores do público masculino, e ganha de Bolsonaro em outros segmentos.
A pesquisa, feita nessa quarta (27) e nesta quinta, foi realizada com 2.566 eleitores em 183 cidades. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022.