Franca, Ribeirão Preto e outros municípios de SP e MG já tinham sofrido com a estranha ocorrência na tarde do último domingo (26)
Nuvens de poeira gigantescas como as que assustaram moradores de cidades do interior de São Paulo no último domingo (26) foram registradas no estado de Goiás nesta sexta-feira (1°), sobretudo na capital, Goiânia. A região foi tomada por um forte vendaval e pela chegada de uma massa avermelhada que encobriu tudo, deixando moradores atônitos.
O fenômeno, de acordo com a meteorologista Daniela Freitas, do Climatempo, surge a partir da chamada “frente de rajada”, resultando nessas aparentes tempestades de areia, e não seria tão raro nessas regiões do país, segundo autoridades científicas. As nuvens de poeira são formadas pela combinação de ventos fortes que surgem antes de pancadas de chuvas e que produzem o efeito assustador por conta da baixa umidade do ar nessas áreas, onde há vastas planícies com o solo preparado para o cultivo agrícola, fazendo levantar as tais massas vermelhas que produzem imagens impressionantes.
Goiânia 👀 pic.twitter.com/oiw3snunJU
— @FernandokabulozoCensurado (@Fernandokabulo5) October 1, 2021