Desesperada, Ucrânia busca armas nucleares, adverte Coreia do Norte

Leia mais

Kim Yo-Jong, a influente irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, alertou que a Ucrânia está tentando conseguir armas nucleares.

Conforme noticiado neste sábado pela agência oficial de notícias norte-coreana  KCNA, Kim fez referência a uma petição online lançada na Ucrânia que defende a instalação de armas nucleares no país. A também assessora do líder norte-coreano afirmou que esta campanha faz parte das tramas políticas do gabinete do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski.

Segundo a agência noticiosa britânica Reuters, embora as autoridades ucranianas tenham se recusado a comentar o assunto, a referida petição até à tarde de sábado apenas atraiu 611 assinaturas, longe das 25 mil necessárias para obter uma resposta definitiva.

Anteriormente, o diretor do Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia, Sergei Naryshkin, havia alertado sobre os planos do governo ucraniano de possuir armas nucleares.

A suposta ambição nuclear de Kiev em meio ao conflito militar com a Rússia vai contra os compromissos da Ucrânia, país que em dezembro de 1994 assinou o Memorando de Budapeste, no qual prometia renunciar ao desenvolvimento de armas nucleares em troca de garantias internacionais pelas forças de segurança dos Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.

Além disso, a Ucrânia aderiu ao Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) em 1994, que estabelece uma estrutura internacional para a eliminação gradual de armas nucleares e a prevenção de sua disseminação.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais