Diálogo Pará e China aponta modernização da pecuária como caminho para sustentabilidade

Leia mais

Evandro Oliveira
Evandro Oliveira
PÓS GRADUADO EM GESTÃO E DIREÇÃO ESCOLAR; ESPECIALISTA EM "POLÍTICAS DA IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA", SABERES AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA AMAZÕNIA - PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA); GRADUADO CIÊNCIAS SOCIAIS COM ÊNFASE EM SOCIOLOGIA - UFPA; ATUA COMO PROFESSOR DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NA REDE PÚBLICA E COMO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR E CURSOS PRÉ-VESTIBULARES.
Estado participou de evento setorial Brasil-China com compromissos para redução do desmatamento associado às cadeias produtivas

O governo do Pará participou na manhã desta quinta-feira (20), do Diálogo Setorial de carne bovina: “Colaboração Brasil-China por uma cadeia de valor segura e produtiva da carne bovina’, realizado pela Tropical Forest Alliance (TFA). Outras organizações como WWF B2B; OLAB; TNC; Scot Consultoria; Rabonank; WEF; NWF; também contribuíram para o debate.

O evento virtual reuniu representantes internacionais e nacionais. O Pará realizou a apresentação com o tema a Plataforma Selo Verde do Estado do Pará: objetivos, desafios e perspectiva. 

Em sua fala, o titular da Semas, Mauro O’de Almeida ressaltou que o governo do estado, estruturou o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), instrumento de governança de desenvolvimento de baixa emissão de gases do efeito estufa e combate ao desmatamento no Estado do Pará.

“Dentre as ações do governo do estado, no âmbito do PEAA, foi criada a Plataforma SeloVerde, sistema que subsidia o monitoramento e avaliação de políticas de desenvolvimento agropecuário sustentável e combate ao desmatamento ilegal no Estado do Pará. O Pará é o primeiro estado a disponibilizar de modo transparente os principais critérios socioambientais da produção agropecuária em seu território. A plataforma disponibiliza dados da produção pecuária e adequação ambiental por propriedade rural através do registro no Cadastro Ambiental Rural”, disse O’de Almeida.

O SeloVerde permite também incorporar informações sobre uso da terra por diversos órgãos estaduais e federais em um banco de dados integrado que tem por objetivo subsidiar o monitoramento e avaliação de políticas de desenvolvimento agropecuário sustentável e combate ao desmatamento ilegal no Estado do Pará, através da rastreabilidade da produção agropecuária de forma transparente. 

O Governo do Pará foi a única unidade subnacional a participar do encontro que destacou o crescimento exponencial de fornecimento de carne bovina do Brasil para a China, nos últimos 5 anos, que levaram o Brasil a ser o principal exportador dessa commodity para os chineses. Hoje, cerca de 45% de toda a produção de carne bovina do Brasil tem a China como comprador. O Pará possui rebanho de 20.881.204 de cabeças, o que o coloca em 4° lugar no rankig nacional, e participa com 6,4% do total das exportações do país para aquele país.

A Tropical Forest Alliance é uma plataforma de parceria de múltiplas partes interessadas com compromissos, incluindo o setor privado, para redução do desmatamento associado às cadeias de óleo de palma, carne bovina, soja e celulose / papel. Hospedada pelo Fórum Econômico Mundial, a plataforma congrega empresas, entidades governamentais, sociedade civil, povos indígenas, comunidades locais e organizações internacionais, visando atuar com Ação Coletiva Florestal Positiva para avançar na transição mundial para cadeias de suprimentos de commodities livres de desmatamento.

Agência Pará

VOZ DO PARÁ: Essencial todo dia!

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais