Em sua fala, a presidente do NDB destacou a relação entre a segurança e o desenvolvimento econômico global
247 – A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, realizou seu discurso durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU (20). Durante sua fala, foi enfatizado a interconectividade e o reforço mútuo em busca de paz, segurança e direitos humanos, destacando ainda a necessidade de um desenvolvimento tecnologicamente inclusivo e de uma preocupação mútua com questões ambientais.
Dilma também lembrou que, em 2011, quando era presidente do Brasil, propôs o debate sobre a relação entre segurança e o desenvolvimento socioeconômico, enfatizando que a reconstrução da economia é um elemento crucial para o desenvolvimento e a manutenção da paz a longo prazo.
O discurso seguiu com o reforço no entendimento de que nem todas as pessoas ou grupos que sofrem com a pobreza recorrem à agressão, mas observou que a exclusão social, política e econômica pode sim alimentar conflitos junto com a crescente concentração de riqueza nas mãos de poucos. Tais fatores aumentam as desigualdades nos países em desenvolvimento, criando também pobreza e especulação, reforçou a presidente do NDB.
Por fim, Dilma também reconheceu que a crise climática não foi abordada conforme as decisões tomadas em fóruns ambientais internacionais, ressaltando que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris nunca se concretizaram, reforçando a necessidade de consenso entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.
President Dilma Rousseff spoke at @UN Security Council's day-long debate on peace through development. She emphasized the interconnectedness & mutual reinforcement of development, peace, security & human rights, and underscored the need for technologically inclusive development. pic.twitter.com/n8ceIPfiEW
— New Development Bank (@NDB_int) November 21, 2023