Está com preguiça de escovar os dentes? Pequenos robôs metamorfos vão escovar e passar fio dental para você

Leia mais

Se o uso do fio dental é um peso para você, um grupo de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia pode ter resolvido seu problema.

A equipe desenvolveu o melhor atendimento odontológico sem as mãos na forma de um enxame de microrrobôs que mudam de forma, prontos para tratar e remover bactérias indutoras de cáries e placas de seus dentes imundos e sem fio dental.

Em termos simples, os pequenos e multifuncionais robo-dentistas fazem o trabalho de escovar, passar fio dental e enxaguar, tudo sem o tédio e, em alguns casos, os desafios da higiene bucal manual.

Em outras palavras, é um potencial divisor de águas, principalmente para aqueles que não têm destreza para limpar os próprios dentes.

“Você tem que escovar os dentes, passar fio dental e enxaguar a boca; é um processo manual de várias etapas”, disse Hyun Michel Koo, professor da UPenn e coautor de um novo estudo publicado na revista  ACS Nano, em uma declaração. “A grande inovação aqui é que o sistema de robótica pode fazer todos os três de uma maneira única, sem uso das mãos e de forma automatizada.”

O micro-enxame é composto principalmente de nanopartículas de óxido de ferro, um material magnético que se monta naturalmente em estruturas moldáveis ​​na presença de um campo magnético.

Ao manipular esse campo magnético, os pesquisadores foram capazes de mover e transfigurar os minibots em formas de cerdas e fio dental que poderiam aderir a todos os cantos e recantos dentários.

“As nanopartículas podem ser moldadas e controladas com campos magnéticos de maneiras surpreendentes”, disse Edward Seager, pesquisador sênior da UPenn e autor do estudo, no comunicado. “Formamos cerdas que podem se estender, varrer e até mesmo se transferir para frente e para trás em um espaço, como o fio dental”.

Se isso não for impressionante o suficiente, essas pequenas nanopartículas que podem causar outro impacto fascinante.

O óxido de ferro não é apenas magnético, mas também catalítico, equipado com a capacidade de gerar radicais livres que matam bactérias e degradam placas, ativando o peróxido de hidrogênio – um verdadeiro dispositivo multitarefa!

Em seu estudo, os pesquisadores afirmam que o sistema robótico flexível foi capaz de remover quase todos os vestígios de bactérias causadoras de cáries e gengivas durante testes em dentes humanos simulados e reais.

Felizmente, este sistema não apenas libertará as pessoas de seu “carrasco” de fios brancos, mas tornará o ato de escovar os dentes mais fácil para aqueles que lutam diariamente com o atendimento odontológico devido à destreza manual limitada.

“Temos essa tecnologia que é tão ou mais eficaz quanto escovar os dentes e passar fio dental, mas não requer destreza manual”, continuou Koo. “Acreditamos que isso vai substituir as práticas atuais e contribuir consideravelmente para  a saúde bucal”.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais