Estado lança o programa ‘Pará Cidadão’ e entrega computadores às escolas da Seduc

Leia mais

Um total de 336 escolas estaduais situadas na Região Metropolitana de Belém foram beneficiadas com os equipamentos, em ação a ser estendida a todo o Pará

 

Com o intuito de garantir cidadania e a cultura de paz nas escolas da rede pública estadual, além de integrar diversas políticas públicas intersetoriais voltadas à prevenção e ao bem-estar dos estudantes, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), instituiu o programa “Pará Cidadão”. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta segunda-feira (27), no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), em Belém.

“Precisamos melhorar o conteúdo da nossa educação e os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Temos que, cada vez mais, criar um movimento para reduzir a evasão escolar e que os nossos alunos possam ter mais interesse pela sala de aula e, principalmente, não é apenas estar presente na sala, mas efetivamente fazer dessa presença uma assimilação de conteúdo. Isso será aferido no Ideb 2022, mas independente dessa avaliação, que isso seja uma prática e uma busca diária, por todos os paraenses”, afirmou Helder Barbalho.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

A iniciativa possibilitará diversas ações nas unidades escolares, como: educação fiscal e cidadania, educação financeira, educação empreendedora, ações de saúde e de direitos humanos. As temáticas serão pautadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA); nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; no Plano Nacional de Educação (PNE) e nas metas previstas para o Plano Estadual de Educação (PEE), entre outras.

O programa vai contemplar alunos, professores e demais profissionais da educação vinculados à Seduc, abrangendo todos os 144 municípios, nas 12 regiões de integração paraense. Além disso, serão desenvolvidas ações de âmbito interinstitucional nos espaços de aprendizagem da Seduc, a fim de promover a cultura cidadã no ambiente escolar, contribuindo com a formação de cidadãos ativos, críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Conforme a Seduc, atuam como parceiros desta ação do Governo do Estado, por meio da Seduc, as seguintes instituições: Banco Central do Brasil; Receita Federal; Tribunal Regional Eleitoral (TRE); Tribunal de Contas do Estado (TCE); Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa); Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP).

KITS MULTIMÍDIAS

Na ocasião, o governador Helder Barbalho entregou 401 computadores completos, que serão destinados às unidades escolares da rede pública estadual. Os kits têm CPU, monitor, mouse e teclado, que vão possibilitar mais celeridade nos trabalhos executados pelos servidores da área administrativa e aperfeiçoar o processo de matrícula para o ano letivo de 2022, o qual já ocorre de maneira totalmente digital.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas que é inegável todo o trabalho construído nesses quase três anos de gestão. “Hoje, estamos realizando a 1ª entrega de equipamentos para a área administrativa das nossas escolas estaduais. Até o dia 30 de março de 2022, todas as 927 unidades da Seduc vão estar com as suas secretarias informatizadas, porque isso é conectar com a educação à nova realidade presente entre nós. O nosso processo de pré-matrícula é 100% digital, portanto, é preciso ter esse suporte para que possamos ter um período letivo mais tranquilo e possibilitar um melhor atendimento à comunidade escolar”, frisou.

Neste primeiro momento, os computadores foram destinados para 336 escolas estaduais nos municípios da Região Metropolitana (Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará). Desse total, 65 espaços de aprendizagem vão receber dois equipamentos, por terem mais de um mil alunos matriculados.

Segundo a gestora da 2ª Unidade Seduc nas Escolas (USE), Leila Braga, “este é mais um momento de gratidão ao nosso governador Helder Barbalho, que desde 2019, tem olhado com muito carinho para a educação pública e investindo para avançar nos índices educacionais deste estado. Portanto, estamos muito felizes por nossas escolas estarem sendo contempladas com esses equipamentos, os quais vão melhorar o atendimento e demais serviços à sociedade”, ressaltou.

Para o diretor da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, Jorge Théo Queiroz, os computadores vão garantir mais celeridade nos trabalhos administrativos do espaço de aprendizagem. “A entrega desses computadores vai garantir que nossa escola esteja cada vez mais inserida neste contexto digital, o que é de extrema importância. Esses equipamentos chegaram em boa hora, visto que iniciamos a pré-matrícula escolar e, brevemente, será iniciado o período de confirmação das vagas. Dessa forma, vamos atender a comunidade escolar que chega à rede pública estadual de maneira mais ágil e eficiente”, ressalta o dirigente.

Também estiveram presentes durante a agenda de trabalho o deputado federal Cássio Andrade; o deputado estadual Victor Dias; a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal; o presidente do Banco do Estado do Pará (Banpará), Braselino Assunção; o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nelson Chaves; o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra; e outras autoridades do Executivo e Legislativo.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais