EUA fazem alerta para tentativa de golpe de Bolsonaro

Leia mais

Texto que pede sanções ao Brasil caso Bolsonaro conteste uma eventual derrota é distribuído a executivos de multinacionais

O governo do presidente norte-americano, Joe Biden, distribuiu artigo alertando para a possibilidade de golpe de Jair Bolsonaro (PL). De acordo com informações publicadas por Veja, nesta segunda-feira (9), o departamento de Estado americano deu aval ao alerta do ex-diplomata Scott Hamilton, publicado no dia 29 de abril no jornal O Globo, de que o Brasil pode ter uma ruptura institucional caso não aceite uma possível derrota nas eleições. Diplomatas americanos distribuíram cópias do artigo de Hamilton a executivos de multinacionais com negócios no Brasil, informou a revista.

Na quinta-feira (5/5), a agência Reuters publicou reportagem afirmando que, em visita ao Brasil em 2021, o diretor da CIA, Willian Burns, ressaltou aos ministros generais Augusto Heleno e Luiz Ramos que presidente Bolsonaro deveria parar com as críticas ao sistema eleitoral brasileiro. Bolsonaro, como se sabe pela tentativa de intervenção ao Supremo Tribunal Federal no último 7 de Setembro, ignorou o recado americano.

Segundo um trecho do artigo, “os Estados Unidos deveriam deixar claro de modo cristalino ao presidente Bolsonaro que uma tentativa de interferir na integridade do processo eleitoral brasileiro será objeto de repúdio absoluto e de sanções punitivas a todos os envolvidos, impostas simultaneamente por um amplo grupo de países”.

“A administração Biden deveria ser mais agressiva ao apoiar as instituições democráticas independentes do Brasil”, continuou. “A hora para os Estados Unidos se manifestarem é agora, não quando uma crise estiver em curso ou depois dela”.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais