O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe cai durante um discurso após ser baleado na cidade de Nara, de acordo com a rede japonesa NHK.
Shinzo Abe foi alvo de um ataque por trás desta sexta-feira por volta das 11h30 (hora local), enquanto discursava em uma rua da cidade japonesa de Nara (oeste).
Abe, 67, foi levado para um hospital. Segundo a NHK, o político “parece ter sofrido uma parada cardiorrespiratória”.
A mídia local relata que um som semelhante a um tiro foi ouvido e um suspeito foi preso no local. Um repórter da NHK no local afirmou que duas explosões consecutivas foram ouvidas durante seu discurso. Veja o vídeo no momento do ocorrido.
Another image of Shinzo Abe Japan's former prime minister shot dead today when he was speaking public. Assassination pic.twitter.com/a0zrEOP9mG
— Japanese Items Seller (@JISOT1968) July 8, 2022
O Corpo de Bombeiros informou que ele faleceu. “O ex-primeiro-ministro Abe aparentemente não apresenta sinais vitais”, publicou a agência Kyodo, citando autoridades locais.
Shinzo renunciou ao cargo em agosto de 2020 por motivos de saúde. Há anos que sofre de colite ulcerosa crônica, razão pela qual em 2007 renunciou ao cargo de chefe de governo.