Pesquisadores iranianos criaram um artefato militar imbatível
O comandante-chefe das forças armadas do Irã elogiou as capacidades do primeiro míssil hipersônico do país, o “Fattah”, que é capaz de escapar dos escudos antimísseis.
O major-general Hosein Salami, disse que o Irã agora domina a tecnologia tática de todos os tipos de sistemas e mísseis.
“Chegamos ao conhecimento e tecnologia para diversificar sistemas em diferentes campos. Fattah é um míssil hipersônico manobrável capaz de mudar seu movimento em diferentes direções e alturas, além de enganar os sistemas antimísseis”, disse Salami.
Em discurso na cerimônia de inauguração do míssil Fattah, o comando militar do Irã afirmou que saltos e avanços na defesa, incluindo mísseis e drones, já são realidade no país persa, e que surgiram graças a tecnologias avançadas, inteligência artificial e capacidades técnicas.
Salami enfatizou que a tecnologia que Teerã usou para fabricar o míssil Fattah é desconhecida para a maioria dos países do mundo, e que especialistas iranianos criaram o imbatível artefato.
O míssil Fattah, que tem alcance de 1.400 quilômetros e atinge velocidades de Mach 13 a Mach 15 antes de atingir o alvo, foi apresentado poucos dias depois que o país persa exibiu o míssil balístico Joramshahr 4 com alcance de 2.000 quilômetros e capaz de carregar uma Ogiva de 1500 quilos.
Determinado a aumentar sua dissuasão, o Irã fez progressos consideráveis na indústria de defesa, apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos, e alcançou a autossuficiência na produção de vários equipamentos e sistemas militares, incluindo mísseis, por mais de quatro anos após a vitória da Revolução Islâmica.