Foguete “descontrolado” da Spacex está prestes a colidir com a lua

Leia mais

O foguete pesa cerca de quatro toneladas e atingirá a Lua a uma taxa de 2,57 Km por segundo

 

Um antigo estágio de foguete SpaceX está prestes a chegar ao seu destino final após uma jornada de aproximadamente seis anos – colidindo com a Lua.

O segundo estágio de uma das naves espaciais Falcon 9 da empresa foi usado para enviar o Observatório Climático do Espaço Profundo da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica para o espaço em fevereiro de 2015, relata o Ars Technica. Em vez de cair de volta à Terra, porém, o foguete ficou preso em um limbo gravitacional entre nós e a Lua.

Bill Gray, criador do rastreador de objetos próximos da Terra, o Projeto Plutão, junto com uma equipe de astrônomos amadores e profissionais, descobriu recentemente que o foguete estaria realmente caindo no lado oculto da Lua em 4 de março.

Nova cratera

Curiosamente, o “acidente” fornecerá aos cientistas uma rara oportunidade de observar como as crateras são formadas na Lua.

Gray diz a Ars que, se os pesquisadores puderem determinar a localização precisa do impacto, eles “serão capazes de ver uma cratera de impacto muito recente e provavelmente aprender algo sobre a geologia dessa parte da Lua”.

O foguete pesa cerca de quatro toneladas e atingirá a Lua a uma taxa de 2,57 Km por segundo. Portanto, deve criar uma cratera de bom tamanho para observações.

Embora isso forneça uma boa oportunidade para aprender mais sobre a Lua, de outras maneiras está longe de ser o ideal. Os foguetes são geralmente projetados para retornar à Terra para queimar na reentrada – não vagar para a Lua.

Propaganda

Claro, a SpaceX percorreu um longo caminho desde então. Seus propulsores do primeiro estágio podem realmente pousar agora, e a empresa está trabalhando duro para pousar no segundo estágio também. Espero que nenhum foguete errante acabe colidindo com a Lua, especialmente se acabarmos colonizando-a.

Atualizado para esclarecer que a SpaceX ainda não pode pousar boosters de segundo estágio após o uso.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais