França: população se mata por combustível (vídeo)

Leia mais

O caos que se instalou na França devido à paralisação das refinarias continua e, embora metade dos postos de gasolina sofra desabastecimento, o governo luta para manter o serviço.

Há duas semanas, os postos de gasolina na França enfrentam crise de desabastecimento. A gasolina está esgotada no país devido a uma greve de trabalhadores das grandes petrolíferas Total Energies e Exxon Mobil em seis das sete refinarias, para exigir melhores salários.

O desabastecimento já atinge 44% dos postos e deixa o governo desesperado, pois relembra o início da crise dos coletes amarelos, movimento que começou em 2018, com Emmanuel Macron chegando ao poder recentemente, em protesto contra o aumento nos preços dos combustíveis e a perda de poder de compra.

Para tentar contornar a situação, o governo francês lançou na quarta-feira uma primeira convocação de pessoal de uma distribuidora de combustível, dada a manutenção da greve que provoca desabastecimento nos postos de gasolina e a indignação dos consumidores.

Trata-se de uma medida excepcional, que obriga os grevistas a trabalhar sob a ameaça de sanções penais. No entanto, apesar dos pedidos de cancelamento e das ameaças de intervenção do governo, os trabalhadores decidiram mantê-los.

Quase um terço dos postos de gasolina ficaram sem combustível na França na noite de terça-feira (horário local) e, naqueles que ainda tinham gasolina ou diesel, os motoristas têm paciência e às vezes lutam muito em filas de várias horas para reabastecer.

Não só a França, mas vários países europeus sofrem  protestos contra o custo de vida. Essas manifestações foram realizadas, enquanto dias atrás a União Européia (UE) aprovou o oitavo pacote de sanções contra a Rússia por sua operação militar na Ucrânia. Em reação, Moscou começou  a cortar o fluxo de gás  em junho, o que implicou um alto custo para os cidadãos europeus e danos significativos à economia dos países do velho continente.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais