Gazprom corta gás da Holanda por não pagar em rublos

Leia mais

Vladimir  Putin avisou  em março que a Rússia não aceitaria pagamentos em  dólares ou euros, mas apenas em rublos

A estatal russa Gazprom cortou o fornecimento de gás exportado da Rússia para a empresa holandesa GasTerra por sua recusa em pagar em rublos.

Em comunicado divulgado na terça-feira, a gigante do gás russa,  Gazprom, anunciou o corte do gás fornecido à empresa holandesa depois que a GasTerra disse na segunda-feira que não cumpriria os requisitos de pagamento unilateral da Gazprom.

“Até final de 30 de maio, a Gazprom ainda não havia recebido o pagamento do gás fornecido à GasTerra em abril”, afirma a nota, enfatizando que os pagamentos pelo fornecimento de gás a partir de 1º de abril devem ser feitos com antecedência em rublos pela empresa holandesa.

No dia anterior, a entidade GasTerra, após comunicar a sua decisão de não pagar o gás russo em rublos, manifestou a sua preocupação com o risco de violar as sanções impostas pela União Europeia (UE), caso respeite as condições da Rússia, afirmando que existem muitos riscos financeiros e operacionais associados à forma de pagamento exigida da Rússia.

O anúncio confirma o alerta do presidente russo, Vladimir  Putin, quando disse em março que seu país não aceitaria pagamento pelo gás russo em  dólares ou euros, mas apenas em rublos no caso de países “hostis”, incluindo os da União Europeia. (UE), Estados Unidos e Reino Unido.

Portanto, a Holanda se torna o terceiro país europeu, depois da Bulgária, Polônia e Finlândia, a perder as importações de gás da Rússia após a crise na Ucrânia e as sanções contra o Kremlin.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais