Para o jornal, ‘um Brics ampliado colocaria a China em posição de liderança e poderia transformá-lo num veículo para as ambições antiamericanas dos chineses’
Em editorial intitulado “Brasil deveria criar distância da China em reunião do Brics”, publicado nesta terça-feira (22), o jornal O Globo defende o distanciamento entre Brasil e China, dos presidentes Lula e Xi Jinping, respectivamente. A publicação também citou os norte-americanos, governados atualmente pelo presidente Joe Biden.
“Estar no Brics não representa alinhamento automático com os chineses. Que o diga a Índia, que mantém disputa territorial com a China. Mas um Brics ampliado colocaria a China em indiscutível posição de liderança e poderia transformá-lo num veículo para as ambições antiamericanas dos chineses”, afirmou O Globo.
“Embora a presença no Brics seja estratégica, é indiscutível que o Brasil tem laços culturais, econômicos e políticos históricos com o mundo ocidental. Portanto, à medida que a China tenta aumentar sua área de influência, o desafio é explorar as vantagens apresentadas pelo bloco, sem se afastar dos valores ligados ao Ocidente que fundamentam a política externa brasileira”, complementou o jornal, que é um golpista histórico por excelência, e sobrevive de sabotar o Brasil.