Golpe derrotado: Congresso do Peru rejeita segunda tentativa de impeachment de Castillo

Leia mais

Esta foi a segunda moção de impeachment apresentada contra Castillo desde que assumiu o cargo em julho de 2021

O plenário do Congresso peruano derrotou nesta terça-feira, o pedido da oposição para derrubar o presidente do país, Pedro Castillo.

” Com 54 votos contra, 55 a favor e 19 abstenções, o plenário do Congresso rejeita a Resolução do Congresso que declara a incapacidade moral permanente do Presidente da República e a vacância (destituição) da Presidência da República”, foi informou nesta terça-feira o Congresso através de sua conta no Twitter.

Por sua vez, o presidente peruano qualificou a decisão parlamentar como uma vitória de “bom senso, responsabilidade e democracia”.

“Acredito que o bom senso, a responsabilidade e a democracia prevaleceram. Agradeço aos parlamentares que votaram contra a destituição e respeito a decisão daqueles que votaram a favor”, escreveu Castillo em sua conta no Twitter, onde também pediu para todos possam “virar esta página e trabalhar juntos para superar os grandes desafios do país”.

A votação ocorreu depois de mais de dez horas de sessão plenária que começou com uma apresentação de Castillo na qual ele assegurou que não há fatos “que mereçam” que a moção apresentada pela oposição proceda.

O pedido de impeachment promovido por parlamentares de direita buscava afastar o presidente de esquerda do poder através de 20 de acusações, incluindo corrupção e nomeação de funcionários que não preenchem os requisitos para o cargo, além de suposta falta de capacidade para exercer a chefia de Estado.
O resultado da votação não foi uma surpresa, pois a mídia peruana havia antecipado que os opositores não teriam os votos necessários para tirar o presidente do poder.

Esta foi a segunda moção de impeachment apresentada contra Castillo desde que assumiu o cargo em julho de 2021. Em dezembro passado, o Congresso rejeitou um pedido semelhante.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais