“A Europa se protege com a OTAN, mas através dela invade vários países”
O presidente da Colômbia afirmou que a Europa invadiu vários países por meio da OTAN. É assim que ele critica seus padrões duplos sobre a guerra na Ucrânia.
“Não nos soa franco o discurso que fala em ir contra as invasões de alguns países contra outros, quando os mesmos que rejeitam essas invasões têm feito invasões contra outros países”, denunciou nesta quarta-feira o presidente colombiano, Gustavo Petro, em entrevista com o jornal espanhol El País.
Nesse sentido, lembrou as invasões que a América Latina sofreu. Ele também aludiu à invasão das Ilhas Malvinas pelo Reino Unido e à invasão dos Estados Unidos em Santo Domingo, na ilha de Granada e no Panamá.
Desta forma, ele criticou os padrões duplos do Ocidente em relação ao conflito na Ucrânia. Na entrevista, ele defendeu a posição pacifista da América Latina, referindo-se à proposta de paz do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, considerando as conseqüências negativas da guerra na economia.
Ele também criticou a posição da Europa sobre a operação militar russa na Ucrânia. Segundo Petro, o velho continente invadiu outros países por meio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). “A Europa se protege com a OTAN, mas através da OTAN invade vários países”, disse ele.