As tropas britânicas presentes na Ucrânia estão prontas para evacuar o país, caso a Rússia decida atacar Kiev
Os comandantes britânicos elaboraram planos de emergência para retirar suas tropas da Ucrânia no caso de uma invasão russa, informou o diário britânico Daily Express no domingo.
Além disso, a fonte detalha que mais de 100 soldados britânicos estão atualmente na Ucrânia para treinar soldados ucranianos.
O Exército britânico pretende realizar uma revisão abrangente dos movimentos da Rússia, a fim de garantir a evacuação segura de seu pessoal no caso de um ataque russo aos territórios ucranianos.
A notícia vem à tona quando, anteriormente, o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, relatava a baixa probabilidade de que entrem em guerra com as forças russas na Ucrânia.
Na verdade, a Rússia e o Ocidente não conseguiram reduzir as tensões em suas relações desde a incorporação da Crimeia à Federação Russa em 2014 por meio de referendo. Desde então, os EUA e seus parceiros impuseram medidas punitivas contra Moscou, explorando vários pretextos.
A Rússia planeja atacar a Ucrânia?
Recentemente, a Ucrânia e seus aliados ocidentais denunciaram que a Rússia havia colocado suas tropas em suas fronteiras, acusando-a de preparar um ataque no início de 2022.
Por sua vez, o Kremlin negou tais acusações e observa que a Ucrânia está alimentando tensões na região para resolver o conflito em Donbass “pela força”. No sábado, mais de 10.000 soldados russos voltaram às suas bases permanentes após um mês de exercícios nas fronteiras perto da Ucrânia.
Esta retirada das tropas russas em suas fronteiras perto do norte, leste e sul da Ucrânia pode acabar com semanas de tensões geopolíticas na região que o governo ucraniano e seus parceiros ocidentais culpam Moscou por acumular excessiva força militar em uma área tão sensível.