Grupo passa a ter nove integrantes durante reunião em forma virtual e busca cooperação mais estreita diante de desafios globais
Os presidentes da Rússia e da China, bem como o primeiro-ministro da Índia, dão as boas-vindas ao Irã como o 9º membro da Organização de Cooperação de Xangai (SCO).
A SCO é uma organização política, econômica, de segurança internacional e defesa da Eurásia. É a maior organização regional do mundo em termos de alcance geográfico e população, abrangendo aproximadamente 60% da área da Eurásia e 40% da população mundial. Seu PIB combinado representa cerca de 20% do PIB global.
“A República Islâmica do Irã agora participará de nossa organização de forma plena. Gostaria de estender meus parabéns, nesta ocasião, ao presidente do Irã, Sr. Ebrahim Raisi, e minhas sinceras saudações a ele”, disse o presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira durante seu discurso na 23ª cúpula virtual dos líderes do os países membros da SCO, organizada na Índia.
A esse respeito, acrescentou que Teerã completou todos os trâmites necessários para ingressar no bloco de Xangai em menos de dois anos, portanto, a partir de agora, segundo Putin, os outros membros ajudarão seus colegas iranianos a ingressar produtivamente nas atividades multifacetadas que são realizadas no âmbito do OCS.
“Nesta reunião, damos as boas-vindas ao Irã como membro pleno”, disse o presidente chinês Xi Jinping no início de seu discurso na cúpula; e ao expressar seus “parabéns” a Teerã, ele disse que a entrada da nação persa como novo membro “mostra a força da nossa família SCO”.
Por sua vez, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, cujo país é o atual presidente da SCO, também expressou sua felicidade pela entrada do Irã no bloco, dizendo que “estendo minhas felicitações ao presidente Raisi e ao povo iraniano nesta ocasião.”
No mesmo dia, a República Islâmica do Irã tornou-se oficialmente membro pleno da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), como o nono membro do bloco, que também inclui China, Rússia, Índia, Paquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Cazaquistão e Tadjiquistão.
Além de se tornar membro da SCO, a República Islâmica se inscreveu para ingressar no grupo BRICS, essencialmente, para explorar o poderoso mercado emergente como uma alternativa ao Ocidente.
#SCO #Irã #CooperaçãoInternacional #Geopolítica #Eurasia #ParceriasGlobais #BlocodeXangai #IntegraçãoRegional #BRICS #IrãnaSCO