Irã e Rússia assinam acordo estratégico para construção de ferrovias

Leia mais

Putin afirmou que o corredor de transporte Sul-Norte ajudará a diversificar significativamente os fluxos de tráfego global

O Irã e a Rússia assinaram na quarta-feira um documento sobre a conclusão da ferrovia estratégica que liga os dois países através do Azerbaijão.

O ministro de Estradas e Desenvolvimento Urbano do Irã, Mehrdad Bazrpash, e o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, assinaram este acordo sobre a construção da ferrovia Rasht-Astara para completar o entroncamento ferroviário sul-norte que conecta o sul da Ásia ao norte da Europa.

O presidente iraniano, Seyed Ebrahim Raisi, e seu colega russo, Vladimir Putin, supervisionaram a assinatura dos documentos. Sem dúvida, este acordo é um importante passo estratégico para a cooperação entre a República Islâmica do Irã e a Federação Russa. Existem cooperações entre os dois países em vários domínios, e esta é uma das manifestações dessa colaboração”, destacou Raisi.

Além disso, ele enfatizou que este projeto não se limita ao comércio entre o Irã e a Rússia, mas sim, todos os países que estão na rota deste corredor ferroviário desfrutarão de seus benefícios.

Por sua vez, por meio de um link de vídeo, Putin afirmou que o corredor de transporte Sul-Norte ajudará a diversificar significativamente os fluxos de tráfego global. “O transporte pelo novo corredor terá vantagens competitivas importantes ”, comentou.

O projeto consiste em três seções de rota, a saber: Leste, Oeste e Meio. O corredor Sul-Norte deverá seguir uma rota do porto indiano de Bombaim (oeste) ao porto iraniano de Bandar Abbas, no Golfo Pérsico. A ferrovia Rasht-Astara que está sendo construída faz parte do projeto que expandirá a conexão ferroviária entre o Irã, o Azerbaijão e a Rússia.

Segundo as autoridades iranianas, o referido corredor – que liga a Rússia e a Europa de Leste com a Índia e a China via Irão – pode reduzir o tempo de transporte (da Índia para a Europa) para 20 dias e reduzir os custos em 30 por cento face à rota tradicional, atualmente em serviço.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais