A indústria automobilística do Irã compõe o segundo maior subsetor da economia do país persa
Irã, Rússia e Turquia estudam a possibilidade de fabricar carros em conjunto; iniciativa que pode anular sanções dos Estados Unidos
“Há uma grande capacidade de cooperação tripartite entre as montadoras e fornecedores dos três países“, disse Mohamadreza Najafi Manesh, chefe da associação de fabricantes de autopeças do Irã, em entrevista exclusiva à agência.
Ele explicou que os três países, com uma população estimada em 400 milhões de pessoas, “podem capturar um grande mercado para seus produtos” e até, acrescentou, poderiam atender “pelo menos 800 milhões se as regiões vizinhas forem incluídas”.
Segundo Najafi Manesh, a ideia de promover um projeto tripartido para projetar e fabricar carros veio primeiro da Turquia e a Rússia estava “interessada” no plano.
Observando que as sanções impostas pelo Ocidente à Rússia por sua operação militar na Ucrânia fizeram com que fornecedores estrangeiros deixassem o país euroasiático, o dirigente persa considera que aumentou a necessidade de implementar o projeto conjunto na área automotiva o mais rápido possível.
Irã e Rússia tiveram a experiência de trabalhar juntos no passado na produção de sua própria versão do Renault Logan, conhecido no país persa como Renault L90. Na mesma linha, Moscou pediu a Teerã em maio que fornecesse componentes-chave aos quais não poderia mais acessar após os embargos ocidentais.
Nayafi Manesh listou várias vantagens desse projeto tripartite, como as altas capacidades dos três países para produzir componentes automotivos. “Fabricar todas as peças para este carro […] evitar transferências de divisas para fornecimento de peças de reposição e a existência de mercados de exportação são algumas das vantagens deste projeto”, disse.
Ele explicou que a Turquia tem um potencial muito bom na indústria de fabricação de componentes, como evidenciado por sua exportação anual de mais de 12 bilhões de dólares em peças; A Rússia possui alta capacidade técnica e tecnológica, especialmente em veículos pesados, e o Irã possui várias fábricas e linhas de montagem de automóveis e peças e possui grande capacidade em design de veículos. “Todas essas coisas podem ser animadoras para transformar essa ideia em um projeto executivo viável”, ressaltou.
A indústria automobilística do Irã compõe o segundo maior subsetor da economia, atrás do petróleo, respondendo por cerca de 10% do produto interno bruto e 4% do emprego.
Devido às sanções aplicadas pelos Estados Unidos ao Irã em 2018, os fabricantes nacionais mobilizaram seus recursos para substituir empresas estrangeiras e aumentar a produção nacional para levantar essas restrições.