A lua marciana irá se chocar com o Planeta Vermelho
Quer ver uma Lua colidir e queimar na superfície marciana? Agora você pode. O rover Perseverance da NASA capturou e postou um vídeo esta semana que mostra Phobos, um dos dois satélites marcianos que a NASA descreve como tendo forma de batata, enquanto cruzava a superfície do Sol. Em comunicado à imprensa, a agência espacial disse que o vídeo ajudará os cientistas a entender melhor a órbita da lua e como sua gravidade puxa a superfície marciana.
“Os cientistas já sabem que Phobos está condenada”, disse a NASA no comunicado.
“A lua se aproxima da superfície marciana e está destinada a colidir com o planeta em dezenas de milhões de anos. Mas as observações de eclipses da superfície de Marte nas últimas duas décadas também permitiram aos cientistas refinar sua compreensão da lenta espiral da morte de Fobos”.
Tique-taque
A boa notícia é que a morte inevitável de Phobos não deve acontecer tão cedo, o que significa que os planos da NASA de pousar humanos na superfície marciana ainda está de pé. A Perseverance está atualmente estudando astrobiologia e procurando por sinais de vida no Planeta Vermelho, busca abrir caminho para missões humanas.
Todo esse trabalho deve ajudar a Artemis, uma missão da NASA que deve eventualmente pousar a primeira mulher e pessoa de cor na nossa Lua. Embora os testes de foguetes tenham sido menos do que perfeitos ultimamente, o objetivo é usar as lições aprendidas ao retornar à nossa superfície lunar para catapultar para Marte.
Se chegarmos lá, seria legal manter o rover Perseverance como um memorial para nossas realizações. Talvez possa até testemunhar o eventual desaparecimento de Phobos milênios após o eclipse desta semana.