Os três presidenciáveis caminham separados e cercados por apoiadores
SALVADOR – O cortejo do 2 de Julho, que marca Independência da Bahia, uniu os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) e seus militantes em Salvador neste sábado (2).
Os três presidenciáveis caminharam em grupos separados, mas Ciro Gomes e Simone Tebet se encontraram e cumprimentaram no cortejo, que vai do Largo da Lapinha até o Pelourinho em um trajeto de cerca de dois quilômetros.
O ex-presidente Lula se uniu ao cortejo do 2 de Julho na altura do Largo da Soledade, na metade do trajeto, logo após a passagem dos carros com as figuras do caboclo e da cabocla, que representam a participação do povo nas lutas pela Independência.
Lula caminhou por cerca de um quilômetro, contrariando a expectativa participaria do ato apenas em um pequeno trecho. O petista estava sob forte esquema de segurança e não foi hostilizado no percurso. Cercado de apoiadores, ouviu gritos de “Lula guerreiro do povo brasileiro” e “Olê, olê, olá, Lula, Lula”.
O petista andou no cortejo ao lado da sua mulher, Rosângela Souza, do governador da Bahia, Rui Costa (PT), do pré-candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT). Mais atrás, sozinho, veio o pré-candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Segundo a Folha, o evento cívico não teve a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em Salvador, mas preferiu participar de uma motociata com apoiadores em outro ponto da cidade, seguindo um trajeto entre o Farol da Barra e o bairro da Boca do Rio.