Presidentes brasileiro e ucraniano fizeram reunião por vídeo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta quinta-feira (2), por meio de uma uma videochamada, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy. O país do Leste Europeu sofre há pouco mais de um ano com uma invasão militar russa, numa guerra que contabiliza milhares de mortos e milhões de refugiados. A informação sobre a conversa foi divulgada por Lula em uma postagem nas redes sociais.
Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, @ZelenskyyUa. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém.
— Lula (@LulaOficial) March 2, 2023
“Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, Zelensky. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém”, escreveu o líder brasileiro.
Lula tem proposto a outros governantes estrangeiros a criação de um grupo de países que se envolva em uma mediação para pôr fim à guerra na Ucrânia. O tema fez parte da conversa do presidente brasileiro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em fevereiro, e deve estar na pauta do encontro bilateral que Lula terá este mês com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim.
Volodymyr Zelenskiy
O presidente ucraniano de extrema-direita agradeceu o voto do Brasil favorável ao país eslavo em resolução da ONU.
I had a phone call with President of
@LulaOficial. Thanked for supporting our @UN resolution. We highlighted importance of upholding the principle of sovereignty & territorial integrity of states. We also discussed diplomatic efforts to bring peace back to
and the world.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 2, 2023
“Falei por videoconferência com presidente do Brasil @LulaOficial. Agradeci o apoio do Brasil na resolução da ONU. Conversamos sobre a importância de defender o princípio da soberania e integridade territorial dos países. Também discutimos os esforços diplomáticos para trazer a paz de volta à Ucrânia e ao mundo.”
México
Nessa quarta-feira (1º), Lula também conversou por telefone com o presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador. Eles falaram sobre a cooperação entre os dois países, e Lula informou ter recebido o convite para visitar o México, ainda sem data definida.