Lula enfatizou que o programa é o início de uma trajetória promissora para o Brasil
No Piauí, durante o anúncio de empreendimentos do Novo PAC, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou que o Estado brasileiro assumirá o papel de indutor do desenvolvimento. Ele destacou a importância da estabilidade política, jurídica e social para garantir a confiança e a participação dos investidores. Lula enfatizou que o programa é o início de uma trajetória promissora para o Brasil, demonstrando a capacidade do Estado de impulsionar o progresso.
Os investimentos no Piauí abrangem áreas como educação, ciência, tecnologia, cidades sustentáveis, transporte eficiente, segurança energética, inclusão digital, saúde e muito mais. A divisão do aporte financeiro inclui R$ 56,5 bilhões em obras e serviços, direcionados para construção de infraestruturas vitais, como a duplicação da BR-343, a adutora de Jaicós, moradias do programa Minha Casa Minha Vida e outras melhorias essenciais.
O Novo PAC, lançado recentemente pelo governo federal, estipula um investimento total de R$ 1,7 trilhão em projetos em todo o país, com foco em moradia, mobilidade urbana e energia. Rui Costa, ministro da Casa Civil, está percorrendo o Brasil para apresentar as obras do programa e atrair investimentos privados. Além disso, o presidente Lula também participará de algumas dessas apresentações, incluindo a cerimônia no Piauí.