A desvalorização do TerraUSD causou uma forte crise em todo o mercado de criptomoedas
A terceira maior stablecoin se separou do dólar, fazendo com que o mercado de criptomoedas caísse acentuadamente nos últimos dias.
Em 9 de maio, houve a queda mais significativa em uma das maiores stablecoins, TerraUSD (UST). Em questão de horas, a criptomoeda supostamente atrelada ao dólar americano estava sendo negociada a 75 centavos. Da mesma forma, sua queda de valor continuou a cair, enquanto em 13 de maio perdeu ainda mais valor, chegando a 8 centavos.
Nesse sentido, outra criptomoeda da mesma cadeia de blocos, Luna, registrou uma queda ainda mais contundente enquanto tinha um valor de 60 dólares, caiu para 0,02 centavos, perdendo quase todo o seu valor.
A desvalorização do TerraUSD causou uma forte crise em todo o mercado de criptomoedas, que perdeu mais de 400 bilhões de dólares no total.
Segundo relatos, esta crise e o crash de 9 de maio foram precedidos por ataques de grandes jogadores contra o mecanismo. Como consequência, em um dos casos, um investidor gastou US$ 10 milhões em uma posição vendida em relação à moeda.
Vários analistas afirmam que o colapso da UST e da Luna, que foi seguido pela queda de quase todo o mercado de criptomoedas, lembra outra crise financeira da moeda digital em 2008.
Vale ressaltar que, diferentemente de outras stablecoins, a UST não possui uma reserva de dólares reais que garanta seu valor e que sirva para pagar os investidores em caso de pânico. Em vez disso, ele se baseia em um algoritmo complexo “mint and burn”, que sugere manter o TerraUST e o dólar atrelados ao manipular a quantidade circulante de seu token, chamado Luna.