A Rússia sempre será um país vizinho, por isso será importante manter as relações nas condições mais pacíficas possíveis, assegurou o presidente francês
“A Rússia permanecerá nas mesmas fronteiras. Goste ou não, nossa geografia não vai mudar. Precisamos construir um espaço de paz sustentável que nos permita coexistir com a Rússia. Você não pode viver como se houvesse um oceano entre nós”, disse Macron no Fórum de Segurança Global Globsec em Bratislava.
Ele observou que a Rússia retornará ao cenário internacional quando houver uma paz sustentável nos termos de Kiev, de acordo com o direito internacional.
Sobre o processo judicial internacional contra o presidente russo, Vladimir Putin, Macron destacou a importância de manter o diálogo para alcançar uma solução para o conflito atual.
“Nos próximos meses teremos uma oportunidade de diálogo com o governo russo, e a escolha é entre um diálogo e um processo judicial, vou ser sincero: temos que negociar com os líderes que estão lá, mesmo que amanhã tenham que ser julgado em tribunal internacional”.
A prioridade é acabar com essa guerra e alcançar a paz sustentável, enfatizou Macron.