Maduro decide criar parque industrial com o Irã

Leia mais

O presidente da Venezuela autorizou a criação imediata de um parque industrial tecnológico “paralelo” ao do Irã para desenvolver alimentos, saúde e educação.

Nicolás Maduro anunciou na segunda-feira a criação da Vice-Presidência Setorial de Ciência, Tecnologia, Educação e Saúde — que ficará a cargo da Ministra de Ciência e Tecnologia, Gabriela Jiménez— e encarregou o novo órgão de projetar e instalar um parque de desenvolvimento industrial e tecnológico.

Irã contorna sanções dos Estados Unidos e desenvolve sua própria tecnologia

Nesse sentido, Maduro destacou a experiência adquirida durante sua recente  visita a Teerã (capital iraniana) e disse que a República Islâmica desenvolveu sua própria tecnologia, superando as sanções criminosas, bloqueios e perseguição imperial dos Estados Unidos. Por isso, quer que o novo projeto será desenvolvido com a ajuda do Irã.

“[Que] o vice-presidente, Tareck El Aissami, e a nova Vice-presidência de Ciência, Educação e Saúde, se unam para que projetemos, iniciemos e instalemos na Venezuela um parque de desenvolvimento industrial tecnológico em parceria com o Irã imediatamente”, disse o chefe de Estado.

Maduro destacou que o parque industrial será orientado para o desenvolvimento de “questões de alimentação, saúde, educação” e ressaltou que o Irã prometeu à Venezuela “transferir” todo o seu conhecimento científico-tecnológico para o “desenvolvimento integral” deste Projeto.

À frente de uma delegação de alto nível, Maduro chegou a Teerã em 10 de junho, como parte de sua viagem internacional, que começou com uma visita à Turquia e depois à Argélia. Durante sua viagem, o presidente venezuelano se reuniu com vários altos funcionários iranianos e visitou uma exposição sobre capacidades e realizações de empresas iranianas baseadas no conhecimento que  operam nas áreas de saúde, segurança alimentar, petróleo e gás.

Irã e Venezuela, cujas relações remontam à década de 1960, fortaleceram substancialmente seus laços há anos, pois sua cooperação tem sido parte de iniciativas conjuntas para evitar as sanções impostas pelos Estados Unidos e catapultar seu desenvolvimento conjunto em vários campos.

Os dois países se apoiam no desenvolvimento da soberania e lutam contra a  opressão dos Estados Unidos. Assim, assinaram diversos acordos nos setores energético, científico, petrolífero, de defesa, cultural, econômico e alimentar, entre outros.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais