Nove partidos formaram grupo de WhatsApp e estudam se unir em torno de alternativa para 2022
Em busca por uma alternativa à polarização entre o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro, o MDB quer lançar a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à Presidência da República.
Ao mesmo tempo, outros partidos que se proclamam como de centro se preparam para lançar seus nomes em busca de viabilizar uma candidatura capaz de representar a chamada terceira via com alguma chance na disputa presidencial de 2022.
O nome da senadora Tebet ainda não foi referendado oficialmente pela executiva do MDB, mas segundo reportagem da Folha de S.Paulo, tem o consenso entre variados grupos do partido.
Além do MDB, outros oito partidos formaram um grupo no WhatsApp para debater a conjuntura eleitoral e buscar uma opção que fuja à polarização Lula-Bolsonaro. Fazem parte desse grupo siglas como MDB, DEM, Solidariedade, PV, Podemos, PSL, Cidadania, PSDB e Novo, que poderiam eventualmente se unir em torno do nome que se mostrar mais competitivo antes da disputa no primeiro turno.
A decisão do MDB de lançar candidatura própria será tomada em meados de agosto. Apesar da cautela, o martelo sobre o nome da senadora já foi batido.