Milhões de toneladas de resíduos chegam aos mares: o que podemos fazer?

Leia mais

Os oceanos são o maior dissipador de calor do planeta. Eles absorvem 90% do excesso de calor causado pelas mudanças climáticas, diz a Organização das Nações Unidas

A revista científica Pesquisa Fapesp publicou recentemente um artigo que discute a poluição dos mares e o efeito que teve em uma tartaruga que tinha um canudo enfiado no nariz.
O fato viralizou nas redes sociais e teve cerca de 36 milhões de visualizações no YouTube, mas sabemos o que isso significa, quando mais de oito milhões de toneladas de resíduos plásticos ainda chegam aos oceanos?

O Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) da França, por sua vez, anunciou que 1,5 milhão de pássaros, peixes, baleias e tartarugas morrem a cada ano por causa de resíduos de plástico, e que essa situação pode piorar.
Esta quinta-feira é o Dia Mundial do Mar instituído pelo Conselho de Administração da Organização Marítima Mundial (IMO) em 1978. Que ações podemos tomar para evitar a poluição?

Reduza ou elimine o consumo de plástico

A diminuição do consumo de sacolas plásticas ou outros objetos pode ajudar a combater essa poluição, em um ambiente onde 8,9 bilhões de toneladas de plásticos primários (ou virgens) e secundários (produzidos a partir de material reciclável) foram fabricados desde meados do século passado. .

“Cerca de dois terços desse total, ou seja, 6,3 bilhões de toneladas, viraram lixo, enquanto 2,6 bilhões de toneladas ainda estão em uso”, segundo dados da revista científica Pesquisa Fapesp.

Não jogue lixo nas praias

Gostamos de curtir praias e rios sem estar cercados de objetos? Para isso não devemos jogar o lixo. Reduza o consumo de energia e as emissões de CO2. Essa redução tem um efeito direto nas mudanças climáticas, ecossistemas marinhos, como também poluição térmica ou marés crescentes.

Mudar o sistema capitalista
A mudança do sistema gerará uma mudança política ao entender a vida a partir de outra área onde as pessoas importam acima do consumo, a depredação da natureza e do capital.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais