União Brasil e MDB irão se coligar para formar uma aliança de R$ 1,5 bilhão
As eleições 2022 serão únicas na história do Brasil. A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Os presidentes Luciano Bivar, do União Brasil, e Baleia Rossi, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), se reunirão para definir a data em que anunciarão o maior acordo eleitoral entre dois partidos já feita no país.
União Brasil e MDB irão se coligar para formar uma aliança de R$ 1,5 bilhão (somados os fundos eleitoral das siglas), 86 deputados federais e um tempo recorde de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.
“Com esses recursos e junto com o PSDB, o Cidadania e quem mais quiser se juntar a nós indicaremos até junho um candidato único para representar o centro democrático”, afirma Bivar.
O deputado aposta que a aliança produzirá um “trator eleitoral” ao juntar os recursos dos dois partidos.
“Há mais representantes dos dois partidos espalhados pelo país do que agências do Bradesco”, afirma Bivar. “E todos esses representantes terão fotografias com o candidato ou candidata à Presidência que nós escolheremos por meio de um conjunto de critérios”.
Os resultados das pesquisas qualitativas que vêm sendo realizadas, serão o principal critério para definir o nome do presidenciável. Nomes como os de Simone Tebet (MDB) e dos tucanos Eduardo Leite e João Doria são cotados para a cabeça de chapa.