Novo míssil da Coreia do Norte é 16 vezes mais rápido que o som

Leia mais

Os militares sul-coreanos afirmam que a velocidade do míssil balístico lançado pela Coreia do Norte foi 16 vezes mais rápida que a velocidade do som

A Coreia do Norte lançou um míssil balístico de alcance intermediário no Mar do Japão (Mar do Leste) no domingo; É o sétimo lançamento de um míssil por Pyongyang até agora este ano e o terceiro nesta semana.

Conforme relatado pelo Joint Chiefs of Staff sul-coreano, citado pela agência local Yonhap , o projétil, lançado da província norte-coreana de Jagang (norte), voou cerca de 800 quilômetros a uma altitude máxima de 2.000 quilômetros.

Conforme detalhado por um funcionário sob condição de anonimato, o míssil norte-coreano atingiu uma velocidade máxima de 16 vezes a velocidade do som, ou seja, mais de 19.750 quilômetros por hora, e parecia ser semelhante ao míssil de médio alcance Hwasong-12,  que Pyongyang testou em 2017. 

A agência de notícias britânica  Reuters indicou que este foi de fato o maior lançamento de míssil de Pyongyang desde 2017.

Militares sul-coreanos mantêm postura de prontidão

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul também informou que:

“O Exército está rastreando e monitorando os movimentos relacionados à Coreia do Norte e mantendo uma postura de preparação”. 

Por sua vez, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, presidiu este domingo uma sessão plenária do Conselho de Segurança Nacional pela primeira vez em cerca de um ano devido à sua grande preocupação com o último lançamento de Pyongyang.

Considerando o novo teste de mísseis como “um desafio”, Moon pediu à Coreia do Norte que não crie mais tensões e responda aos apelos internacionais ao diálogo.

Desde que a diplomacia entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o ex-presidente dos EUA Donald Trump (2017-2021) entrou em colapso, Pyongyang alertou que não se sente mais compelida a limitar os testes nucleares e de mísseis.

Além disso, Pyongyang aumentou recentemente os lançamentos de mísseis depois que Kim ordenou  reforçar ainda mais a capacidade militar do país em 2022  devido à situação instável na península coreana.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais