O novo teste de armas norte-coreano ocorreu entre 08h07 e 11h03, horário local deste domingo
O Exército sul-coreano ficou assustado ao detectar uma série de projéteis, aparentemente disparados de um lançador de foguetes múltiplos na Coreia do Norte.
O novo teste de armas norte-coreano ocorreu entre 08h07 e 11h03, horário local deste domingo, informou o Estado-Maior Conjunto (JCS) sul-coreano em comunicado.
“Nosso Exército reforça a vigilância, mantém a prontidão e estreita cooperação com os Estados Unidos”, disse o JCS em nota à agência de notícias sul-coreana Yonhap, sem fornecer mais detalhes sobre o local e número exato de foguetes disparados no teste.
O fato ocorre apenas uma semana após Pyongyang ter disparado uma enxurrada de mísseis balísticos de curto alcance em direção à sua costa leste em resposta a um exercício militar conjunto provocativo dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.
Pyongyang vê os exercícios militares conjuntos Seul-Washington como “agressivos” e acredita que esses exercícios são “um ensaio para a guerra e um exercício preliminar de guerra nuclear” contra seu território.
As autoridades norte-coreanas defenderam repetidamente os testes de armas do país, dizendo que a modernização de armas é um direito legítimo de Pyongyang para se defender contra ameaças e uma presença militar dos EUA na península coreana.
Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, aproveitou seu discurso na sexta-feira na reunião plenária do Partido dos Trabalhadores para pedir um maior fortalecimento das capacidades defensivas do país.
Pyongyang continua a fortalecer seu poder militar, garantindo que suas atividades sejam de autodefesa diante de manobras de seu “maior inimigo”, os Estados Unidos, e seu aliado próximo, a Coreia do Sul.