Boris Johnson não atende aos padrões de conduta de primeiro-ministro, a população espera que ele lidere o governo de maneira competente e séria
Os ministros da Saúde e das Finanças do Reino Unido, Sajid Javid e Rishi Sunak, respectivamente, estão deixando seus cargos, devido à postura do primeiro-ministro Boris Johnson.
Conforme relatado pela mídia local na terça-feira, Sunak e Javid anunciaram sua decisão de deixar seus cargos no contexto de uma série de escândalos em torno do primeiro-ministro britânico.
Por meio de uma mensagem em sua conta no Twitter em que relata sua renúncia, Sunak afirmou que Johnson não atende aos padrões de conduta que são pressupostos a um primeiro-ministro, que a população espera que lidere o governo “de maneira adequada, competente e séria”.
Por sua parte, Javid, em carta endereçada a Johnson, assegurou que a situação no Reino Unido não mudará sob a liderança de Johnson.
“Lamento dizer que está claro para mim que esta situação não mudará sob sua liderança e, portanto, você também perdeu minha confiança”, enfatizou.
Para além destas demissões, o Partido Conservador de Johnson perdeu apoios tradicionais nas eleições autárquicas de maio, pagando assim o preço da chamada partygate, nomeadamente o escândalo das festas organizadas pelo primeiro-ministro no meio da pandemia que enfureceu os eleitores em Londres (capital).
Oposição britânica exige saída de Johnson
Após a demissão dos ministros, o líder da oposição britânica, trabalhista Keir Starmer, afirmou no mesmo dia que o governo Johnson está em colapso e só uma mudança real de governo pode dar ao Reino Unido o novo começo de que precisa.
De acordo com as declarações de Starmer, o restante do gabinete de Johnson deve agir no interesse nacional e forçá-lo a sair do cargo.
A demissão destes dois funcionários do Executivo britânico enfraquece a posição de Johnson, fragilizada por múltiplos escândalos, e significa que, se houver mais afastamentos, o Governo poderá cair.
The public rightly expect government to be conducted properly, competently and seriously.
I recognise this may be my last ministerial job, but I believe these standards are worth fighting for and that is why I am resigning.
My letter to the Prime Minister below. pic.twitter.com/vZ1APB1ik1
— Rishi Sunak (@RishiSunak) July 5, 2022